(11)

Incontinência Urinária

Gostou? compartilhe!

De incidência prevalente nas mulheres, a incontinência urinária pode ser descrita como a perda involuntária de urina pela uretra. No campo prático, vale colocar que além de serem males que podem se manifestar na quinta ou na sexta década de vida das mulheres, as incontinências urinárias também podem fazer parte da rotina das meninas com idade mais jovial.

Já no que diz respeito às causas deste problema, são cinco os tópicos de maior destaque. Confira:

• Tumores (malignos e/ou benignos);
  • Obesidade;
  • Tosse crônica dos/das fumantes;
  • Comprometimento da musculatura do assoalho pélvico ou dos esfíncteres;
  • Doenças que comprimem a bexiga.

Em todos estes casos, se faz justo e necessário salientar que a eliminação da urina é normalmente controlada pelo sistema nervoso autônomo, mas é exatamente com base em cada uma destas causas que este processo pode vir a ser comprometido.

Além da diversidade de causas que podem as desencadear, as incontinências urinárias também se diferenciam dos demais problemas ligados à saúde humana por, na prática, conseguirem ser encontradas em diferentes tipos e sintomas. Neste contexto, os principais deles são representados pela incontinência de esforço, pelo da urgência, pela mista e pelo problema que é também conhecido como enurese noturna.

Por fim, o tratamento de combate à incontinência do tipo urinária também varia de acordo com o tipo do problema em questão. Isto é, enquanto o tratamento da incontinência por esforço é basicamente cirúrgico, a chamada “incontinência de urgência” pode ser tratada com a integração entre medicamentos e fisioterapia.

Procurando um tratamento para incontinência urinária

Vá até a Fisiostar Clínica de Reabilitação e Fisioterapia e não deixe de conhecer seu quadro profissional. Você não irá se arrepender!